quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Seminário defende criação de consórcios públicos

O seminário “Consórcios públicos: avanços e perspectivas” foi aberto ontem à noite no hotel Praiamar com a perspectiva que de discutir esta temática nos municípios do país. Para o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Administração (Consad), Paulo César Medeiros, é importante que se fortaleça as cidades brasileiras.

Ele considera a gestão como “um dos problemas basilares do país” e se mostrou confiante na criação de um novo federalismo no Brasil. “O que temos atualmente não é muito bom para as cidades. Em um novo modelo, as pessoas se põem como parte do Estado brasileiro”, explicou.
O diretor adjunto do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Edilson Portela França, lembrou que Constituição de 1988 aumentou as atribuições dos municípios. “Foi um novo pacto da União com os Estados e Municípios”, disse.

Ele avisa que os consórcios públicos vêm ganhando espaço nas áreas do Governo nos últimos anos.

Presente ao evento, o chefe da Seção de Cooperação da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Antoine Gilbert, trouxe as experiências realizadas em outros países no tocante a utillização dos consórcios públicos. Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Vitória (ES), João Coser, elogiou as parceiras internacionais que trouxeram ao seminário o que é desenvolvido na Europa.

Nenhum comentário: