sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Esgotos de Nova Parnamirim receberão coleta, tratamento e destinação final

Os esgotos de Nova Parnamirim serão coletados, tratados e terão destinação final. O óbvio ficou decidido na audiência pública realizada pela Câmara Municipal da cidade na noite de ontem (24) no Boulevard.

O principal tema do encontro foi a destinação final dos esgotos coletados na região, cuja decisão depende de um estudo de alternativas que está sendo realizado pela empresa Start, contratada pela Caern, que deve ser concluído na próxima semana.

Durante a audiência, o secretário de Obras de Parnamirim, Naur Ferreira, destacou que o Município, a Caern e a Caixa estão unidos em favor da obra que vai dar destinação apropriada para os esgotos produzidos em Nova Parnamirim. “"Estamos todos abraçados nesta causa, garantiu Naur.


O gerente de Desenvolvimento Operacional da Caern, Isaías Costa Filho deixou claro que a destinação do restante dos esgotos de Parnamirim permanecerá sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Ao final da audiência, o diretor técnico Clóvis Veloso informou ainda que a Caern está investindo cerca de R$ 17 milhões em obras de abastecimento de água, que vão permitir a diluição das águas dos poços que abastecem o município, reduzindo o nível de nitrato para os padrões determinados pelo Ministério da Saúde.

Os estudos complementares de impacto ambiental sobre o tratamento e destinação de esgotos da zona Sul e de Nova Parnamirim devem ser concluídos na próxima semana . O emissário submarino é uma das alternativas apontadas. Com o resultado final do tipo de tratamento de esgotos mais apropriado, a Caern pretende realizar discussão para apresentar as pessoas interessadas os resultados apontados.

Além dos representantes da Caern e da Prefeitura, a audiência contou com a presença do superintendente em exercício da Caixa, Jorge Gurgel, do deputado Gilson Moura, do vereador de Natal, George Câmara e do ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves. O requerimento para que a audiência fosse realizada partiu da vereadora Maria Lúcia Costa.

Nenhum comentário: