A eventual candidatura à Presidência da senadora Marina Silva (PT-AC) pelo PV renovou o cenário político nacional e a preocupação, principalmente, dos aliados da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), pelo potencial de transferência de votos. O PV vai além e acredita que a campanha do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), líder das sondagens, também será afetada. Um tarimbado analista de pesquisa eleitoral, no entanto, se mostra descrente, classificando a iniciativa de "simbólica".
Ex-ministra que empunha a bandeira da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, com forte ênfase na Amazônia, Marina Silva tem chance de atrair votos principalmente da classe média informada e preocupada com a preservação ambiental. Na disputa direta com Dilma, pesaria não apenas sua trajetória política como a disputa pelo voto feminino.
– Ela claramente é um figura com imagem positiva, biografia respeitável e tem entrada em certos setores de esquerda, os mesmos aos quais Dilma se dirige – disse à agência inglesa de noticias Reuters o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário