sexta-feira, 29 de maio de 2009

JUIZ PROATIVO

O desembargador mineiro Herbert Almeida Carneiro fez hoje uma espécie de mea culpa do Poder Judiciário. Foi durante palestra no 1º Encontro Potiguar Sobre Execução Penal, realizado pelo Tribunal de Justiça como forma de divulgar o projeto Novos Rumos criado pelo Presidente Rafael Godeiro e que pretende adotar um novo método para trabalhar a reinserção dos presos na sociedade após o cumprimento da pena.
Para o desembargador Herbert Carneiro, os juízes devem ter uma atitude proativa, saindo dos seus gabinetes no forum para buscar a solução do problema prisional no Brasil. Membro do Conselho Nacional de Política Criminal do Ministério da Justiça, Herbert Carneiro revelou números sobre o sistema carcerário no Rio Grande do Norte que apontam a existência de 4.560 presos,dos quais 1.554 estariam em delegacias.
Ele defende o método APAC também como forma de baratear o custo do sistema. Segundo ele, a construção de um presídio para 800 pessoas tem um custo aproximado de R$ 27 milhões, enquanto a construção de uma unidade da APAC para 120 pessoas custa em torno de R$ 1,2 milhão.

Nenhum comentário: