quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PRESIDENTE DO PT FAZ DESABAFO

Além de publicar no blog(blogdogeraldão.com.br) o presidente do PT, Geraldo Pinto, envia comentário a respeito da eleição de Micarla de Sousa e faz uma espécie de "mea culpa" a respeito da derrota da candidata Fátima Bezerra.

Segue a íntegra do comentário:

A vitória de Micarla de Souza para a prefeitura de Natal em 2008 expressa o retorno dos setores conservadores da cidade com uma nova roupagem. Este resultado é fruto de muitos fatores, entre eles posso destacar alguns.Em primeiro lugar a capacidade de aglutinar estes próprios setores conservadores. Reunir em um só palanque José Agripino (DEM),Luiz Almir (PSDB), Rogério Marinho (PSB), a bancada da Operação Impacto, os opositores de Carlos Eduardo, Vilma de Farias, os anti-petistas sadios e doentis, e reaglutinar Robinson Farias e João Maia foi mérito da sua candidatura.
Outro ponto extremamente positivo foi dar uma roupagem moderna ao conservadorismo, usando o verde ecológico. Um tema que não se choca com ninguém e que tem o apoio de todos, afinal, quem é que quer destruir o planeta? A despeito do apoio que recebeu dos setores empresariais mais poluidores e avessos ao tema.Também foi extremamente capaz de uma campanha com estratégia de vitória, construída ao longo de anos, com disciplina e persistência.
Porém também nós do PT possibilitamos a vitória. A começar pela forma como foi composta a aliança: de cima para baixo, em Brasília, longe dos partidos. Para o PT significou em primeiro lugar um espanto e uma terrível força inercial que atropelou o processo de escolha que estava em curso m(uma prévia entre Mineiro e Virgínia). Para o PMDB uma pancada que deixou hematomas a serem curados com doses pesadas de anti-inflamatórios para superar a candidatura posta de Hermano Morais e dos vereadores.Mas para o PSB a fratura foi exposta. Em verdade, uma rasgadura na cintura que expôs as vísceras do nosso principal aliado e partido da governadora. Não soubemos avaliar a extensão desta cisão. Rogério Marinho se recompôs com o Agripinismo e de quebra, levou outrora agripinistas juntos (Robinson e João Maia.Também contribuiu o fato de que não conseguimos antepor ao projeto neoconservador um projeto progressista. Isto se deu pela avaliação equivocada do governo Carlos Eduardo. Micarla soube explorar o fraco desempenho do governo municipal na saúde e no saneamento básico, erros potencializados com as dengues, viroses e com as chuvas de maio e junho que desmontaram o projeto Carlos Eduardo governador em 2010.Enquanto procuramos mostrar que Fátima era a candidata de LULA, de VILMA, de GARIBALDI, de CARLOS EDUARDO, a vitoriosa conseguia levar para a TV os mais pobres e dizia ser o candidato deles.Os compromissos rejeitados por Carlos Eduardo com as corporações empresariais foram assumidos por Micarla. Aliada à mídia anti-petista juramentada, reacionária de sempre. A fatura vem a cavalo.A Borboleta já voou e já voltou para São Paulo e Rio de Janeiro para fazer oposição ao projeto popular e democrático. Prepara um governo conservador qeu será refém dos apoios dos setores mais conservadores, seu sucesso dependerá de alinhar os anseios da cidade com quem lhe deu sustentação.A nós cabe uma oposição responsável, consistente e coerente, mostrando nosso projeto de governo que cresce a cada dia em todo o país. Vamos precisar de muita unidade, mas também de competência, fundamentos, humildade e, principalmente, RENOVAÇÃO. Mais do mesmo, não DÁ!

Nenhum comentário: