A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Gilka da Matta soltou hoje pela manhã uma alerta à população de Natal. A Zona de Proteção Ambiental (ZPA) do bairro San Vale, último manancial de água própria para consumo humano em Natal, está ameaçado.
Mesmo com a proibição de construir novos empreendimentos desde de 2006, os níveis de nitrato nos sete poços do local vêm aumentando. Em um dos poços (P 08 Candelária) entre 2004 a 2009 o nível de contaminação por nitrato subiu mais de 70%.
Os resíduos das fossas que já existem nesses locais são os responsáveis pela formação do nitrato que está chegando aos poços de abastecimento”, afirma a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata.
O problema recai nas mãos da prefeitura que há seis meses recebeu recomendação do ministério Público para instalar um sistema de esgotamento sanitário em toda a área da Subzona 2, que abrange o San Vale, o Parque das Colinas e adjacências.
Assim, a Promotora de Justiça adotou uma medida preventiva, solicitou à Justiça uma audiência de conciliação com as partes para tentar garantir a proteção do manancial. Além disso, ela encaminhou ofício à Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, para alertá-la para a gravidade do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário