Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, agora já são 28 reservatórios, com capacidade máxima acima de 5 milhões de metros cúbicos, sangrando no Rio Grande do Norte.
Há poucos instantes, três açudes entraram para a lista dos que ultrapassaram sua capacidade máxima: Cruzeta, Pilões e o açude Flechas, em José da Penha. Técnicos da Semarh ainda aguardam a confirmação da sangria da barragem de Santa Cruz do Apodi, um dos mais importantes reservatórios do estado.
O reservatório de cruzeta, na bacia do rio Piranhas-Açu, com capacidade para 35 milhões de metros cúbicos de água, começou a sangrar esta tarde.
Além dele, mais duas barragens abastecidas pelo rio Apodi-Mossoró iniciaram a sangria: o açude de Pilões, que comporta seis milhões de metros cúbicos e açude Flechas, em José da Penha, com 9 milhões de metros cúbicos.
Os 28 reservatórios que já chegaram a capacidade máxima foram Encanto, em Encanto; Santana, em Rafael Fernandes; Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Rodeador, em Umarizal; Beldroega, Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; Novo Angicos, em Angicos; Sabugi, em São João do Sabugi; Dourado, em Currais Novos; Carnaúba, em São João do Sabugi; Esguicho, em Ouro Branco; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra, em Acari; Rio das Pedras e Alecrim, em Santana do Matos; Pau dos Ferros e 25 de março, em Pau dos Ferros; Santa Cruz do Trairi; Trairi, em Tangará, Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, Japi II, no município de São José do Campestre, Mendubim, em Assu e Zangarelhas, em Jardim do Seridó; reservatório de Cruzeta, em Cruzeta; açude de Pilões, em Pilões e açude Flechas, no município de José da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário