terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Equipe médica divulga boletim sobre saúde de Garibaldi Alves

O Sr. Garibaldi Alves, 86 anos, no dia 28/01/2010 foi internado no Natal Hospital Center com diagnóstico de infecção pulmonar, sendo iniciado tratamento com antibióticos.

No dia seguinte apresentou hemorragia digestiva sendo transferido para UTI, onde foi realizada no mesmo dia uma endoscopia digestiva alta que mostrou a causa do sangramento: uma úlcera duodenal com sangramento ativo, sendo corrigido o sangramento após esclerose e clipagem da úlcera.

Evoluiu com melhora clínica nos dias seguintes, no entanto em 01/02 apresentou nova hemorragia digestiva, desta vez mais grave, ocasionando anemia importante, queda da pressão arterial e insuficiência respiratória.

Desde então está sedado e respira com ajuda dos aparelhos. Recebeu transfusão de sangue para correção da anemia e uma nova endoscopia digestiva mostrou ressangramento da úlcera duodenal, sendo realizado novamente procedimento de esclerose e clipagem da úlcera. No momento seu estado de saúde é grave.

Permanece sob efeito de medicações sedativas, respirando com ajuda dos aparelhos e com antibióticos para tratamento da infecção pulmonar.
Nas últimas 24hs não apresentou mais sangramento, no entanto teve febre e ainda recebe medicações para elevar a pressão arterial.

Apesar de grave, está clinicamente estável e o quadro é potencialmente reversível. Não há previsão de alta, nem de quando os sedativos e o respirador serão suspensos. Este primeiro boletim contém a história completa do paciente desde a internação, nos próximos constarão apenas as mudanças mais recentes no estado clínico. A equipe médica que acompanha o Sr Garibaldi é composta do Dr Paulo Roberto de Albuquerque (pneumologista), do Dr. Cleiton Rego (cardiologista) e do Dr. Guttemberg Nóbrega (gastroenterologista).

Nenhum comentário: