quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Parnamirim tem menor índice de infestação de dengue

O Ministério da Saúde divulgou uma nova avaliação nacional das informações sobre infestação por larvas do mosquito transmissor da dengue, o chamado LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti).

No Rio Grande do Norte, a melhor situação é a de Parnamirim, com índice de infestação predial (IIP) de 0,6. Em Natal o IIP é de 1 e em Mossoró, 4,2.

Enquanto Natal está em situação de alerta e Mossoró corre risco de uma nova epidemia da doença, o índice de Parnamirim é considerado satisfatório. "A situação poderia ser melhor não fossem as dificuldades dos agentes no trabalho de prevenção no Litoral onde existem muitas casas fechadas", informa o secretário adjunto de saúde Henrique Costa.

Ele disse que a prefeitura vai aproveitar a alta estação turística para fazer um mutirão contra a dengue nas praias de Pirangi, Pium e Cotovelo. "Pedimos a população que colabore com a luta contra a dengue mantendo a caixa de água coberta e evitando jogar garrafas e latas nos quintais das casas", disse Henrique. Em Parnamirim, 70,4% dos criadouros do mosquito foram encontrados no sistema de abastecimento de água (caixas, tambores e tonéis e poços), 22,2% em depósitos domiciliares (vasos, pratos, ralos, piscinas, bromélias etc.) e 7,4% no lixo.

No caso de serem encontrados mosquitos ou larvas, o morador ou veranista deve ligar para o 3644-8364 ou para o Disque Saúde 08000-848483. O LIRAa foi realizado entre outubro e novembro. A pesquisa permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada cidade.

Nenhum comentário: