Erradicação da Favela do Maruim
Após a retirada das casas, o projeto entra na sua segunda fase, que visa realizar a qualificação urbana do Maruim. A expectativa é que sejam beneficiadas 90 famílias. Será construído ainda um centro comercial para a atividade pesqueira artesanal com equipamentos e serviços.
O projeto
Em entrevista coletiva concedida a imprensa no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Informação Tecnológica (Sempla), a gestora explicou as quatro principais vertentes da obra no tocante aos resultados da parte da habitação.
Uma delas é a Social, que visa melhorar as condições de habitação e de infraestrutura das famílias do Maruim. Na primeira etapa, 155 famílias serão beneficiadas com habitações em bairros já estruturados da cidade.
Os próprios moradores é que estão escolhendo a localidade que desejam residir. Só para essa fase foram repassados pelo Governo Federal R$ 3.559.000,00, tendo ainda o valor de contrapartida do Município do Natal de R$ 201.192,30.
A expectativa é que a conclusão da primeira fase, quando serão acomodadas 155 famílias em suas novas casas, transcorra no prazo de cinco meses.
A vertente econômica e financeira busca melhorar a economia local com a dinamização e realização de negócios.
A parte urbanística pretende revitalizar áreas urbanas melhorando a infraestrutura urbana instalada, o saneamento, pavimentação, equipamentos públicos e a recuperação das vilas.
E, por fim, a Jurídica, que trata da documentação e a escritura dos imóveis a serem adquiridos.
Fotos coletiva: José Aldenir
Fotos Maruim: Canindé Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário