sábado, 15 de agosto de 2009

SORTE DE GARIBALDI

Michael Jackson
Garibaldi Alves Filho

By brandizzi






Não é um galã, mas é gente fina



José Sarney é o ícone da crise no Senado Federal. O que é natural: Sarney é patriarcal, coronelista, símbolo do PMDBão e provavelmente tem o site mais feio da Internet em português. Até a revista The Economist lamentou quando ascendeu à presidência do Senado. Os escândalos de agora não são, portanto, nenhuma surpresa.
Entretanto, não estou aqui para falar de Sarney, mas de seu predecessor, Garibaldi Alves Filho.
Garibaldi Alves foi eleito em meio à confusão da renúncia de Renan Calheiros. A CartaCapital o classificou como um presidente “vai-tu-mesmo” que não incomodaria ninguém. Supus então que Garibaldi era só mais um político populista, um Joaquim Roriz com mais sorte.
Felizmente, estava enganado.
Não acompanhei o mandato do senador em detalhes, mas algo me chamou a atenção. Garibaldi Alves defendia a instituição do Senado Federal. Não o fez isso para se defender, como os cínicos; Garibaldi Alves o fez porque, aparentemente, acredita na importância da separação de poderes, da constitucionalidade e das instituições. Além disso, sua postura é sempre digna, suas palavras equilibradas e suas opiniões maduras e consistentes. Por fim, não foi pego envolvido em escândalos.
Parece que isto tudo passou desapercebido a maioria das pessoas. Devemos, porém, lembrar também de quem faz um bom trabalho.
Conheço pouco da obra de Garibaldi Alves. Pode até ser que ele seja um mau político – se for, gostaria de saber. Porém, o pouco que conheço indica que é um homem sério, algo incomum entre os políticos em evidência. Se você é do Rio Grande do Norte, vote nele por mim.
O elogio vem do site:http://suspensaodejuizo.wordpress.com/2009/08/14/garibaldi-alves-filho/

Nenhum comentário: