A colega jornalista Ana Karinna, assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, envia e-mail ao muitasoutras justificando nota do blog.
Queridas amigas jornalistas Virgínia e Rosalie,
Sobre nota publicada no blog Muitas Outras, a respeito do contrato da Prefeitura do Natal com a UFRN - Nuplan para armazenamento dos medicamentos, e que vocês fizeram uma avaliação de que a intervenção do TCE foi positiva pois evitou que o mesmo contrato fosse feito com a empresa TCI por um valor mais alto, gostaríamos de esclarecer que o atual contrato com a Nuplan trata apenas da guarda dos medicamentos (armazenamento do estoque).
O contrato com a Nuplan não abrange instalação da rede de informática e sistema de controle de estoque via web, na Central e nas unidades de saúde, aquisição e distribuição do material, nem transporte, nem acompanhamento, enfim toda a gestão que também estava contida no contrato anterior com a TCI e que seria pago, até aquele TETO, somente à medida que o serviço fosse executado.
Portanto, não se pode fazer a comparação de um contrato com o outro apenas pelo valor, pois os serviços descritos são bem diferentes e é claro que se um inclui, além do armazenamento, toda gestão, inclusive com sistema, e o outro apenas vai guardar, os preços não podem ser os mesmos.
Um abraço para as duas e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Karinna.
Karinna,
Se a SMS optou por essa solução “mais econômica” de 600 mil reais (reduzindo em 1 milhão e oitocentos mil o valor inicial) é porque tem certeza de que serão solucionados os problemas de armazenamento de medicamentos, pelo menos temporariamente.
Com relação ao software, apenas reproduzimos o que saiu no DOM, ou seja, “estruturação de um software adequado e que permita a melhoria do serviço desenvolvido, pelo período de 180 (cento e oitenta) dias”. Já no que diz respeito à atuação do TCE, todo o mérito para o procurador Carlos Thompson que percebeu a discrepância nos valores e se antecipou aos fatos, motivado principalmente por ter sido feito sem licitação e não constar a "transferência do conhecimento do procedimento técnico".

Um comentário:
O Contrato com a UFRN tem valor proporcionalmente maior do que o contrato com a TCI. O MP, inclusive, Dr. Thompson sabe disso. Segundo eu soube isso foi dito com todas as letras a ele pelo Dr. Giovani Rosado, logo após uma reunião na SMS.
Postar um comentário