quinta-feira, 2 de abril de 2009

FARMACÊUTICOS QUEREM PARTICIPAR DAS EQUIPES DO PSF

Representando um dos pilares da saúde pública básica composto pela consulta, o exame e o medicamento, a assistência farmacêutica nos municípios sempre foi delegada a leigos o que a torna um ralo de desperdício, se considerado o preço de um tratamento medicamentoso ou a compra desnecessária de remédios.
Agora esse desperdício de recursos pode acabar.
O secretário geral do Conselho Regional de Farmácia e chefe do departamento da Faculdade de Farmácia da UFRN, Dr. Júlio Mendes, solicitou à secretária de saúde do município, Lecy de Maria Fernandes, que agende uma audiência com a prefeita Micarla de Sousa para tratar da implementação do Plano de Assistência Farmacêutica nas Unidades de Saúde de Natal.
O plano prevê que nas equipes do PSF e em todas as unidades que tenham entrega de medicamentos, um farmacêutico seja nomeado como responsável pelo setor.
O setor de medicamentos é muitíssimo caro, representa um boa parcela de recursos do SUS e a presença de um farmacêutico nas equipes acabará com esse desperdício, além de prestar a devida orientação e assistência farmacêutica que os usuários do SUS em Natal merecem.
Uma grande sacada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Então, ele reinventou a roda, porque toda unidade de saúde do Município é obrigada a de ter um farmacêutico responsável! Sem isso, não é permitido manter as farmácias abertas, em respeito a uma Resolução do Conselho Federal de Farmácia.