segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

GOVERNADORA RECEBE "PUXÃO DE ORELHA" DE ROBINSON DE FARIA

Ainda durante seu pronunciamento, a governadora Wilma de Faria reclamou do parlamento estadual quando disse que as emendas ao orçamento incluídas pelos deputados alterou investimentos em áreas importantes para o executivo.
Wilma também queixou-se dos deputados terem reduzido de 20 para 5% o limite de abertura de crédito suplementar.
A resposta de Robinson de Faria
Ao término do pronunciamento de Wilma, Robinson Faria usou da palavra e rebateu de forma incisiva, porém educadamente, os pontos questionados pela governadora.
Robinson disse que "dos 7,526 bilhões do orçamento proposto por Wilma, as emendas representaram apenas 50 milhões de reais, ou seja, 0,5% do orçamento global aprovado em nossa casa".
E continuou: "o poder legislativo reduziu de 20 para 5% o limite de abertura de crédito suplementar que estava superdimensionado para o exercício de 2009, quando a meta de inflação é de 5,25%. Portanto, a ação foi para trazer o orçamento à realidade" disse o presdente da Assembléia.
O momento mais tenso
Ainda durante o pronunciamento de Robinson, o momento mais tenso foi quando ele disse que declarações atribuídas pela imprensa, indiretamente a Wilma, diziam que a Assembléia havia inviabilizado Macau e o projeto Ilha de Santana. "Isso não é verdade". Falou Robinson, explicando que os parlamentares retiraram a parcela excedente dos Royalties. "Jamais retiramos qualquer recurso da saúde ou educação ou segurança pública".
"Alocamos emendas apenas redimensionando a quantidade de apoio financeiro que destinavam recursos a instituições privadas de caráter assistencial".
E continuou dizendo: "Tomo essa liberdade de fazer as devidas retificações do orçamento que foi aprovado à unaninmidade com o apoio da sua bancada e da oposição". "Após o recesso, por iniciativa dos deputados e deste presidente a Assembléia se autoconvocou para contribuir aprovando à unanimnidadade dois empréstimos fundamentais". Primeiro a construção de estradas enumeradas aqui pela governadora e o segundo, para o saneamento e construção de adutora em Mossoró".
E concluiu: "Desde que a senhora foi eleita governadora sempre teve o apoio do poder legislativo do RN. Nunca sofreu sequer uma derrota neste plenário, chegando inclusive a ser reeleita".
"Em nenhum momento os deputados tiveram nenhum interesse em obstacular o desenvolvimento do RN".
O recado aos secretários e auxiliares de Wilma
Robinson de Faria ainda mandou um recado aos secretários e auxiliares de Wilma quando disse: "nossa casa é totalmente sintonizada com os clamores do povo e respeita incondicionalmente, mas também espera respeito de todos os integrantes e auxiliares da gov Wilma de Faria".
A governadora bebeu um copo dágua e acabou-se a sessão sem apartes.

Nenhum comentário: