08/05/2008
Como se pode ver. A educação do Rio Grande do Norte continua a fazer vergonha. Nossos alunos não conseguem aprender a ler e escrever e os salários dos professores continuam abaixo da média nacional.
Os índices alarmantes estão em uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que avaliou a alfabetização de 24,5 mil alunos potiguares, em 2.160 escolas públicas das redes municipais e estaduais.
O diagnóstico foi apresentado hoje(08), pela coordenadora da pesquisa, professora Denise Lopes, durante o 6º Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades, que ocorre até dia 9, em Brasília.
Os índices alarmantes estão em uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que avaliou a alfabetização de 24,5 mil alunos potiguares, em 2.160 escolas públicas das redes municipais e estaduais.
O diagnóstico foi apresentado hoje(08), pela coordenadora da pesquisa, professora Denise Lopes, durante o 6º Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades, que ocorre até dia 9, em Brasília.
Os 167 municípios do estado tiveram os alunos, de 8 e 9 anos, avaliados no estágio de leitura e escrita após dois anos de alfabetização.
A pesquisa mostrou que a maioria desses alunos não consegue ler ou escrever, os professores recebem salários baixos e 60% das escolas não têm bibliotecas.
Ainda em fase de análise dos dados, a pesquisa resulta de parceria entre o Ministério da Educação, a Unesco, a UFRN e a Secretaria de Educação do Estado.
O trabalho servirá de subsidio para criação de políticas públicas voltadas para da alfabetização das crianças no estado, que teve o pior desempenho entre as unidades da Federação, medido pelo último Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

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