sexta-feira, 16 de maio de 2008

RN QUER ATRAIR INSTALAÇÃO DE EMPRESAS CHINESAS

Empresas da província chinesa de Guangdong poderão vir a instalar-se no Rio Grande do Norte, afirmou terça-feira (14) à macauhub o secretário estadual de Desenvolvimento Económico, Marcelo Rosado.

Para estimular novos investidores, o RN oferece incentivos fiscais para as empresas chinesas, além do compromisso de que somente 30 por cento da produção será consumida internamente, revelou o secretário.


Afirmando que o RN e Guangdong iniciaram um processo de cooperação economica bilateral, Marcelo Rosado disse também que a visita dos representantes brasileiros, realizada em Abril, durante a feira de Cantão, serviu para aproximar ainda mais o Brasil e a China.

“Todo o minério produzido atualmente no RN é exportado para a China. Além disso, temos projectos para estimular a instalação de empresas chinesas no Estado”, disse.


Durante a visita, Marcelo Rosado apresentou o plano da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do RN ao vice-director do Ministério de Comércio Exterior e Cooperação Económica da província de Guangdong, Liang Guinxuan.


“A Zona de Processamento já foi aprovada e está em fase de implementação. O projeto vai contar também com um novo aeroporto, para o qual já temos o apoio do Governo Federal”, explicou.


De acordo com Rosado, “o governo da província chinesa foi muito receptivo em relação às propostas apresentadas” e está prevista uma viagem de representantes chineses ao estado até ao final do ano.


“Queremos atrair empresas de alta tecnologia, como fabricantes de painéis solares, beneficiamento de granito, equipamentos da área de saúde e informática”, afirmou.

A informação está no site Economico Chinês Macauhub

Nenhum comentário: